sexta-feira, 3 de maio de 2013

Autismo

Hoje o assunto é serio, sabe aquela criança arredia que não gosta de conversar, que costuma ficar isolada ? Pois é, pode ser que ela seja autista, fique atento aos sintomas que vamos falar e a entrevista com a tia de um autista!!!!  #porumainfânciasembullying 

Autismo 
O que é : Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

  •  Inabilidade para interagir socialmente;
  • Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
  • Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.


Sintomas:
De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:

1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;

2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;

3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.


Tratamento:
Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.

Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas. 


Entrevista com Talita Barbosa, tia do Pedro,  4 anos, autista.

Talita com  quantos anos foi feito o diagnostico do Pedro?
Três anos.

Qual o grau de autismo que o mesmo apresenta no atual momento?
Moderado.

Quais dos sintomas clássicos (dificuldade de linguagem, exclusão social...etc) ele apresenta com maior freqüência ?
Ele tem 4 anos e não fala, gosta de coisas que giram (ventilador, compressor do ar, maquina de lavar..) e apresenta sempre uma rotina.

Qual o tratamento que o mesmo está fazendo no momento? Houve uma melhora significativa entre a descoberta e hoje em dia com o tratamento?
Terapia com a psicologa 3x por semana e fonoaudióloga 2x por semana. Na escola ele tem uma "cuidadora" que o acompanha. Houve uma melhora, de acordo com a psicóloga essa era pra ser a fase de maior complicação, mas ele está indo bem.

Como é a relação do Pedro com a família e como a família se comporta em relação ao Pedro?
Ele não é tão sociável mas mostra confiança em nós, desde que não seja contrariado. É muito amoroso com os pais. E a relação da família com ele é normal, muito amor, paciência e aprendizagem!


Obs: caso alguém tenha interesse, a família do Pedro soube de uma vitamina que auxilia no desenvolvimento da fala: Vitamina speak smooth, essa medicação foi repassada a família pela psicóloga que acompanha o caso, como a maioria dos estudos encontra-se em inglês, deixo apenas o nome, para quem se interessar poder pesquisar mais detalhadamente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário